segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

FLUMINENSE BICAMPEÃO BRASILEIRO


Terminou ontem o Campeonato Brasileiro de 2010, e o Fluminense sagrou-se campeão, com méritos. Venceu o time mais regular de todo o campeonato, aquele que permaneceu mais rodadas no topo da tabela. É o seu segundo título de Campeonato Brasileiro; o primeiro foi conquistado em 1984.

Uma curiosidade: apesar de muito emocionante, e sendo decidido apenas na última rodada, este foi o primeiro Campeonato Brasileiro da era de pontos corridos com menos de mil gols.

O Fluminense postula, juntamente com Bahia, Botafogo, Cruzeiro, Palmeiras e Santos, o reconhecimento pela CBF de títulos nacionais anteriores à 1971, ano em que foi criado o Campeonato Brasileiro. O assunto está em fase de estudos e, se a CBF acolher tal rogo, o Fluminense poderá oficialmente ser chamado de tricampeão brasileiro, já que venceu a Taça de Prata em 1970. Oficialmente, pois para seus torcedores já o é, sem a necessidade de outros reconhecimentos.

E o Corinthians? Terminou em terceiro, atrás do Fluminense e também do Cruzeiro. Queria muito ver agora a marra do Roberto Carlos, que afirmou que "este ano seremos campeões brasileiros, gostem ou não". No futebol, esse negócio de falar muito nunca dá certo. E além disso, tem a tal "maldição do centenário". Para o Corinthians, 2010 acabou sendo o ano do "Centenada".

Três coisas me chamam a atenção:

1) o óbvio ululante: o técnico Muricy Ramalho é realmente fera.

2) o fato relevante: para os que diziam que o futebol carioca havia morrido, é o segundo ano consecutivo que faz o campeão brasileiro.

3) o feito desconcertante: neste Campeonato Brasileiro, o MVP (Most Valuable Player) foi mesmo o argentino Dario Conca.

Alguém discorda?

Nenhum comentário:

Postar um comentário