sábado, 30 de outubro de 2010

MARADONA - 50 ANOS (parte 2)



Acima dos bons jogadores existem os craques. E acima dos craques, existem os gênios da bola. Maradona, indubitavelmente, foi um destes gênios. Um jogador mágico, talvez o maior que eu, nascido em 1972, vi jogar.

Deixando toda rivalidade nacionalista de lado, penso que Maradona encabeça uma lista onde figuram outros grandes notáveis: Zico, Rivelino, Cruyff, Zidane, Platini, etc.

Agora, comparar Maradona a Pelé me parece uma brincadeira irresponsável.

Qualquer análise que seja feita de forma isenta e não tendenciosa, sem conceitos já pré-estabelecidos, confirma o que estou falando.

Observe por qualquer prisma. Pelé marcou mais de 1280 gols. Ganhou mais títulos de real relevância. Era um jogador completo, extremamente habilidoso com ambas as pernas, preciso nas finalizações tanto com a direita como com a esquerda, exímio cabeceador. Não dá para negar o fato de Pelé ser o jogador mais completo que já se viu.

Há só uma lente que permite enxergar Maradona superior a Pelé: a lente da paixão. Através dela, os apaixonados por Maradona verão e dirão o que quiserem, já que a paixão é insana, e não se alimenta de justas argumentações nem se prende a fatos inquestionáveis. A névoa da paixão permite ao coração crer no que quiser, em desprezo total às luzes da razão.

Apenas um aparte: Cuidado! Pois sob esta mesma ótica, qualquer maluco apaixonado pode afirmar que um ponteiro desconhecido que só ele viu jogar no futebol amador de sua cidade foi maior que Maradona e Pelé juntos. E quem poderá negar?

Um comentário:

  1. Parábéns, Alê! Como sempre, cheio de boas idéias, e grande atenção à sugestão de amigos. Com vocabularário rebuscado, e sabedoria ímpar, traz ao nosso cotidiano merecidos minutinhos de descanso e conhecimento. Isso aqui promete!! Quanto aos argentinos, rivalidades à parte, uma coisa se admira naquele povo: o respeito pelo ser humando. Se o Brasil -haa..querido Brasil!- começasse a adotar tal postura, poderíamos ter um lugar melhor para vivermos!!Fica com Deus, e grande abraço!

    ResponderExcluir