quinta-feira, 11 de novembro de 2010

O TEMPO PASSA, TORCIDA BRASILEIRA!


Hoje acordei com a real constatação que estou envelhecendo à passos largos! Tenho trinta e oito anos, vou para dezesseis de casado; minha filha mais velha, que já está se formando no ensino fundamental, completou quatorze anos no último domingo; e hoje, meu caçulinha faz sete anos. Sete anos!! Parece que foi ontem que ele nasceu...

Tenho, cada vez mais, a impressão de que o tempo passa mais depressa. Os dias estão mais curtos, as semanas se atropelam, os meses voam. Os anos, mal começam, já estão terminando.

Sinto dores que até bem pouco tempo não sentia. Começo a não poder mais fazer coisas simples que antes fazia sem nenhum "efeito colateral" indesejável. Se percebo-me mais tolerante em alguns aspectos, também constato me incomodar bem mais que antes com pequenos fatores externos, com aquela irritação típica de pessoas mais velhas.

O tempo... essa dimensão que nos limita e sujeita. Não temos como escapar: ele é infalível. E teimoso! Continua passando, e passando, e passando...

Deus criou o tempo. Também criou a humanidade e a colocou debaixo das rédeas do tempo criado por Ele. Para nós, houve o ontem, existe o hoje, e poderá haver o amanhã. Porém, Deus está acima do tempo. Ele não se prende nem se limita às questões temporais. Por isso se apresenta como "Eu Sou". Não há passado nem futuro, ontem ou amanhã, apenas a realidade presente da eternidade. Um dia, eu também viverei livre das amarras do tempo, na eternidade que me está proposta. Eis aí a minha esperança!

Enquanto isso, continuo aqui sujeito aos efeitos do tempo, aprendendo a contar meus dias, de maneira a alcançar um coração verdadeiramente sábio (Salmo 90:12). Os dias se seguem, trazendo suas alegrias e tristezas, vitórias e derrotas, angústias e prazeres; e o que mais desejo agora é saber ser grato por cada um deles!

Um comentário:

  1. Alê, melhor do que ver o tempo corroer suas juntas e medulas, é ter a certeza que quanto mais o tempo passa, mais sabemos sobre a vida.
    Isso é maravilhoso e até compensa as dores articulares.rs
    Deus sabe bem o que faz. Cabe a nós sabermos "usar" nossa vida da forma mais correta e nunca achar que já aprendemos tudo.
    Abração!!
    Celi

    ResponderExcluir