sexta-feira, 12 de novembro de 2010

TEMPO E ARTISTA



Talvez muitos não saibam, mas antes de ser um "cara" da música, eu já era um "cara" das letras. Antes de ser arrebatado totalmente pela música, escrever foi minha primeira paixão. Por isso ainda hoje me importa muito a consistência das letras das músicas que ouço.

Ainda dentro da mesma temática do post anterior, lembrei-me de uma música do Chico Buarque que é uma verdadeira obra prima! Aliás, que capacidade singular, que talento único tem esse grande compositor brasileiro de encontrar sempre o que se designa em francês como "le mot juste" (a palavra certa).

Ante a tanta qualidade no trato com as palavras, indago (usando emprestada uma frase do Jorge Vercillo em sua canção "Tudo que eu tenho"): "Craque Buarque de Hollanda, qual o anjo que te ronda quando raias a escrever?"

Nestes tempos de tanta mediocridade e pobreza nas letras de nossas músicas, contrastando fortemente à histórica grandeza da literatura musical brasileira, quero contemplar a todos que visitam este blog com um pouco da genialidade deste magistral letrista. A canção se chama "TEMPO E ARTISTA" e data de 1993. Reparem que em cada estrofe ele propositadamente coloca o Tempo exercendo uma atividade artística diferente (pintor, escultor/desenhista, cantor, dançarino/ator, músico). Apreciem este primor:


TEMPO E ARTISTA
Chico Buarque/1993

"Imagino o artista num anfiteatro
Onde o tempo é a grande estrela
Vejo o tempo obrar a sua arte
Tendo o mesmo artista como tela

Modelando o artista ao seu feitio
O tempo, com seu lápis impreciso
Põe-lhe rugas ao redor da boca
Como contrapesos de um sorriso

Já vestindo a pele do artista
O tempo arrebata-lhe a garganta
O velho cantor subindo ao palco
Apenas abre a voz, e o tempo canta

Dança o tempo sem cessar, montando
O dorso do exausto bailarino
Trêmulo, o ator recita um drama
Que ainda está por ser escrito

No anfiteatro, sob o céu de estrelas
Um concerto eu imagino
Onde, num relance, o tempo alcance a glória
E o artista, o infinito."

Nenhum comentário:

Postar um comentário